Até 1969 a COPPE possuía uma pequena Biblioteca, especializada em Engenharia, que servia aos Programas de Pós-Graduação existentes naquela ocasião. O acervo bibliográfico era organizado em moldes tradicionais.
A partir dessa época, pensou-se na dinamização dos serviços, motivado pelo crescimento do número de consultas e empréstimos e o elevado aumento do acervo.
Em vez de se utilizarem fichas catalográficas, foram utilizados cartões perfurados, os quais continham informações bibliográficas importantes existentes nas fichas tradicionais.
Entretanto, com o grande crescimento da Biblioteca e do número de usuários, sentiu-se a necessidade de se utilizar um outro sistema que preenchesse melhor, tanto as necessidades dos leitores, como os serviços a serem executados.
O Engenheiro Jayme Luiz Szwarcfiter elaborou a tese de Mestrado em que automatiza todas as tarefas de uma Biblioteca. O título da tese é “Uma Sistematização do Processamento de Dados – Aplicação em Automação de Bibliotecas”, COPPE – 1971.
Desenvolvido, e com auxílio da COPPETEC, dos programadores do NCE e de Bibliotecários, o sistema foi aplicado para os serviços da Biblioteca da COPPE, surgindo, então o Sistema de Automação. Foi a primeira Biblioteca da UFRJ a ter seus serviços automatizados.
Hoje a Biblioteca da COPPE já não existe com essa denominação. Pela reforma da Universidade, ela passou a integrar a Biblioteca Central do CT, em agosto de 1973. Passou por obras de reestruturação física e informatização, tendo sido reinaugurada no dia 2 de março de 1998, com as seguintes inovações:
- um mezanino que acrescentou 300m² à área para estudo em grupo;
- um sitema eletrônico anti-furto para proteção do acervo;
- um moderno sistema de ar refrigerado, que tornou o ambiente mais agradrável para os usuários;
- uma Biblioteca Virtual (Laboratório) com todos os computadores ligados à rede da Biblioteca;
- área reservada para armazenamento da coleção de livros menos consultados;
- área reservada para periódicos não correntes.
A Biblioteca conta com 333 assentos, 2 mezaninos para estudo em grupo, e uma área total de 2.681 m², assim dividida:
1.200 m² ocupados com acervo, 53 m² com serviços internos e 1.428 m² com leitura e circulação.